Açúcar em excesso prejudica atividade produtiva e cognitiva do cérebro
- Ingrid Biasioli
- 29 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Por Ingrid Biasioli, jornalista.
O açúcar, além de ser um dos causadores da obesidade, também traz consequências eternas para a produtividade do cérebro. Consumir quantidades elevadas de açúcar pode acarretar danos irreversíveis à memória em curto prazo, segundo estudo realizado por pesquisadores australianos da Universidade de South Wales Medical Science, em Sydney.
O carboidrato cristalizado pode lesar a capacidade cognitiva, além de gerar um efeito negativo sobre a memória prejudicada, causando ainda uma inflamação cerebral em apenas uma semana. Cuidados no consumo do mesmo é indispensável, já que o açúcar está presente nos mais diversos alimentos, sendo divididos em duas moléculas, a de glicose e frutose.
Em entrevista para a HuffPost Austrália, Robert Lustig, professor de pediatria na Divisão de Endocrinologia da Universidade da Califórnia em San Francisco, explica que uma boa forma de contornar a situação, é inserindo as fibras de frutas no cardápio, já que elas revestem o intestino e não deixam você consumir toda energia que ingere.
"Quando você consome alimentos com fibras, suas bactérias recebem mais. E isso permite que as bactérias boas cresçam. As bactérias mastigam a energia, em vez de você a absorver", reforça Robert Lustig. Portanto, manter uma alimentação balanceada, com a quantidade de nutrientes e açúcares necessários, é a base para a construção do corpo e de uma mente saudável.
Comentários